RADIO IPB

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Por unanimidade, pastor luterano é escolhido para ser o novo presidente da Alemanha



Por unanimidade, pastor luterano é escolhido para ser o novo presidente da Alemanha

Através de uma escolha unânime entre a base governista e a oposição, o pastor luterano Joachim Gauck, conhecido ativista dos direitos humanos, foi escolhido presidente da Alemanha. O anúncio foi feito pela chanceler Angela Merkel.
O ex-presidente alemão, Christian Wulff, renunciou devido às acusações de corrupção, que surgiram após ser descoberto que ele havia tentado impedir que um jornal publicasse uma matéria considerada constrangedora sobre um empréstimo imobiliário feito por ele. Apesar de não ter feito nada ilegal, a divulgação do recado telefônico que o ex-presidente deixou para o editor do jornal abalou a confiança da população e, por isso, ele optou por renunciar.
A chanceler Angela Merkel afirmou que o pastor Joachim Gauck é um “professor de democracia”. Já Gauck afirmou se sentir “entusiasmado e um pouco perplexo” com  o fato de ter sido escolhido para presidir o país.
O pastor é muito popular no país, mas se recusou a receber elogios antecipadamente, pois, segundo ele, será necessário corresponder à confiança depositada nele. Segundo o The Christian Post, os partidos cristãos CDU e CSU, além dos partidos FDP, Social Democrata e Verde, já planejavam o indicar para o cargo aproveitando a aceitação do público a seu nome, ofereceram apoio ao novo presidente.
O pastor Joachim Gauck nasceu na antiga Alemanha oriental, e é formado em Teologia. Segundo a TV alemã Deutsche Welle, Gauck tornou-se conhecido por seu ativismo pelos direitos civis na antiga Alemanha Comunista.
Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário