RADIO IPB DE LIMOEIRO DO NORTE/CE

quinta-feira, 1 de março de 2012

Padre afirma que cardeal teria ordenado destruição de lista com nomes de sacerdotes pedófilos

Padre afirma que cardeal teria ordenado destruição de lista com nomes de sacerdotes pedófilos

Um cardeal católico norte-americano teria ordenado a destruição de uma lista contendo os nomes de padres pedófilos, segundo denúncia feita na última Sexta-Feira, 24/02, pelos advogados do sacerdote William Lynn, de 61 anos, que está sendo investigado por abuso de crianças na Diocese da Filadelfia, nos Estados Unidos.
O cardeal acusado de ocultar as provas, Anthony Joseph Bevilacqua, faleceu recentemente. Segundo os advogados, o sacerdote que agora enfrenta um processo trabalhava com o cardeal em 1994, quando ele ordenou a destruição da lista.
A estratégia dos advogados do sacerdote é fazer com que o tribunal despreze as acusações contra seu cliente, pois o suposto envolvimento dele no caso seria indireto. A acusação afirma que Lynn permitia que padres pedófilos tivessem acesso a crianças, na época em que trabalhava na Arquidiocese Católica da Filadélfia.
Na época, afirmou Lynn, ele teria tomado a iniciativa de revisar os arquivos secretos da arquidiocese e criado uma lista contendo os nomes de 35 sacerdotes que eram acusados de condutas impróprias e abusivas, ou que sofriam de transtornos sexuais. Segundo a defesa, quando repassou a lista a Bevilacqua, em 1994, o cardeal ordenou a um terceiro que a destruísse. O encarregado de destruir a lista foi o monsenhor James Molloy, que guardou uma cópia do documento.
Molloy, segundo informações da revista Veja, faleceu em 2006. A cópia da lista foi divulgada este mês, após a morte do cardeal Bevilacqua no dia 31/01, ao 88 anos.
Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário