RADIO IPB DE LIMOEIRO DO NORTE/CE

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Revelação X Razão

Abusca do homem pelo significado da vida tem dado origem a várias abordagens filosóficas que tentam responder a questões concernentes a origem, propósito e destino do homem. As respostas contraditórias a estas questões revelam o fracasso da razão humana. Quando o apóstolo Paulo visitou a cidade de Atenas, ele teve oportunidade para oferecer uma abordagem alternativa. Paulo declarou que o homem podia conhecer as respostas para as questões mais difíceis da vida, não olhando para dentro, mas através da revelação. Deus revelou as respostas a estas importantes questões. Paulo, de um modo direto e simples, deu as respostas a três das mais importantes questões. De onde vim? Porque estou aqui? Para onde vou?

A questão da origem é respondida por Paulo em Atos 17:22-26. "Deus fez o mundo e tudo o que nele existe". É por revelação e não por experiência ou especulação que sabemos que "No princípio criou Deus os céus e a terra" (Gênesis 1:1).

Em Atos 17:27-29 é dada por Paulo a resposta para a questão do propósito do homem. Temos que "buscar o Senhor". De todas as coisas que poderiam ocupar nosso tempo e esforço neste planeta, esta é a única matéria de suprema importância. Não somente podemos buscar o Senhor, mas Paulo assegura-nos de que ele pode ser achado.

Finalmente em Atos 17:30-31, a questão do destino é respondida na advertência de que Deus julgará o mundo. Porque este é nosso destino nós, como os atenienses, precisamos dar atenção às palavras de Paulo que, pela revelação, advertiu-nos de que nossa única esperança de perdão e galardão está no arrependimento e obediência ao Senhor. Na morte do Senhor o preço foi pago por nossos pecados e na sua ressurreição está a prova de sua declaração de divindade.

É pela revelação que "nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade" (2 Pedro 1:3). A busca do homem por significado começa e termina com Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário