RADIO IPB DE LIMOEIRO DO NORTE/CE

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Mentiras Que a Mamãe Nos Contou

Que tipo de honestidade exibe a Sociedade Torre de Vigia conforme demonstrada por inúmeras declarações feitas em suas publicações? Bem, vejamos. Mas primeiro considere o seguinte conselho da "mamãe"[1]:

"Sabendo disso, o que fará você, leitor? É evidente que o verdadeiro Deus, sendo “Deus da verdade” e odiando a mentira, não considerará com favor os que se apegam a organizações que ensinam a falsidade. (Salmo 31:5; Provérbios 6:16-19; Revelação 21:8) Realmente, gostaria mesmo de se associar com uma religião que não o tratou com honestidade?"
É Esta Vida Tudo o Que Há?, 1974, pág.46

Com as palavras acima em mente, considere as seguintes declarações[2]:

1. Examinar outras religiões com mente aberta

"O livro levanta então a pergunta lógica: "É razoável supor que a religião a nós imposta por ocasião do nosso nascimento é necessariamente a inteira verdade?" Incentiva-se assim a todos a examinar outras religiões com mente aberta."
A Sentinela, 1 de Abril, 1991, pág.17

Um sentimento muito nobre da "mamãe", mas quão verdadeiro é ele?

"Portanto, as Testemunhas não se dirigem à porta das pessoas em busca da verdade ou de esclarecimento. Em vez disso, já devotaram inúmeras horas para aprender a verdade da Palavra de Deus, e, tendo assimilado as "boas novas", obedientemente as divulgam. Portanto, seria imprudente, bem como um desperdício de tempo precioso, as Testemunhas de Jeová aceitarem publicações religiosas falsas, que visam enganar, e se exporem ao perigo delas. Não têm intenção de cair no lamentável proceder dos judeus, sobre quem Paulo disse que "trocaram a verdade de Deus pela mentira". - Romanos 1:25, NM; Centro Bíblico Católico. Portanto, é por usar de sabedoria e de respeito para com o conselho de Deus que as Testemunhas de Jeová não têm por hábito trocar valiosos compêndios bíblicos, que contêm a verdade da Bíblia, por publicações religiosas que disseminam o erro ou conceitos apóstatas."
A Sentinela, 1 de Novembro de 1984, pág.31

Você acha que isso soa como "mente aberta"?

2. Eliminação do ódio?!

"As Testemunhas de Jeová formam uma sociedade internacional e provam além de dúvida que o ódio pode ser eliminado. ...[falando da propaganda das TJs] Trata-se de um vislumbre do programa mundial para eliminar o ódio e suas causas."
A Sentinela, 15 de Junho de 1995, pág.8

"Prova além de dúvida" de que o ódio pode ser eliminado? Bem, apenas não tente deixar a organização, senão veja o que acontece:

"Nós devemos odiar no mais verdadeiro sentido [os que deixam de ser Testemunhas de Jeová], que é considerar com extrema e ativa aversão, considerar como execrável, odiável, imundo, detestável."
A Sentinela, 1 de Outubro de 1952, pág.599 (em Inglês) [4]

Isso nos faz pensar como é que eles pretendem fazer para 'eliminar o ódio e suas causas'...

3. São estas as palavras de Jeová?

"As Testemunhas de Jeová, devido ao seu anseio pela segunda vinda de Jesus, sugeriram datas que se mostraram incorretas. Por isso, há quem as chame de falsos profetas. No entanto, nunca nesses casos presumiram que suas predições eram feitas 'no nome de Jeová'. Nunca disseram: 'Estas são as palavras de Jeová.' "
Despertai de 22 de Março de 1993, pág.4

O Corpo Governante nunca disse 'estas são as palavras de Jeová'?!!! Então o que é isso?:

"A palavra profética de Jeová mediante Cristo Jesus diz: "Esta geração [de 1914] de modo algum passará até que todas estas coisas ocorram." (Lucas 21:32) E Jeová, que é a fonte de profecias inspiradas e infalíveis, fará com que as palavras de seu Filho se cumpram num prazo de tempo relativamente curto. - Isaías 46:9, 10; 55:10, 11."
A Sentinela de 15 de Novembro de 1984, pág.6-7
(a interpolação [de 1914] aparece no texto original)

Por anos, um dos ensinos fundamentais da Sociedade Torre de Vigia foi o da "Geração de 1914". A organização ensinou seus membros que a geração de pessoas que viviam em 1914 e que tinha idade suficiente para discernir os eventos daquele ano, ainda estariam vivos quando o Armagedom viesse. No final das contas, após esticar esta "geração" ao seu máximo limite possível, os líderes da Torre de Vigia finalmente abandonaram a doutrina completamente. Mas não antes de atribuir a falsa profecia deles a Deus e Jesus Cristo muitas e muitas vezes.[3]

4. Precisamos examinar a religião com a qual nos associamos?

"Precisamos examinar não só o que nós mesmos cremos, mas também o que é ensinado pela organização religiosa com que talvez nos associemos. Estão os seus ensinos em plena harmonia com a Palavra de Deus? Se amarmos a verdade não precisaremos temer tal exame."
A Verdade Que Conduz à Vida Eterna, pág.13

Novamente, nobres palavras da "mamãe", mas será que é isso mesmo o que ela sente? Vejamos.

"Os discípulos de Jesus escreveram muitas cartas às congregações cristãs, àqueles que já estavam no "caminho da verdade". (2 Ped. 2:2) Mas em parte alguma lemos que esses irmãos primeiro examinavam com cepticismo as Escrituras, para certificar-se de que essas cartas tinham apoio bíblico e que os escritores realmente sabiam de que estavam falando."
A Sentinela de 15 de Agosto de 1981, pág.19

"Mas na organização de Jeová não é necessário gastar muito tempo e energia em pesquisa, pois há irmãos na organização designados para fazer exatamente isto, para ajudar você que não tem tanto tempo para isso, estes são os que preparam o excelente material encontrado na Sentinela e outras publicações da Sociedade."
A Sentinela de 1 de Junho de 1967, pág.338 (em Inglês)

"Se nós tivermos amor por Jeová e pela organização de seu povo nós não seremos suspeitosos mas, como a Bíblia diz, 'acreditaremos todas as coisas', todas as coisas que a Torre de Vigia nos traz, tanto quanto ela tem sido fiel em dar-nos conhecimento dos propósitos de Deus"
Livro Qualificados Para Ser Ministros, pág.156

"Após sermos alimentados até atingir a maturidade e resistência espiritual, ficamos de repente mais espertos do que nossos anteriores provedores e desprezamos a orientação iluminadora da organização que nos criou como uma mãe? "Não desprezeis a lei de tua mãe""
A Sentinela de 1 de Fevereiro de 1952, pág.80

Realmente impressionante! Nenhum exame é necessário. Nenhuma necessidade de 'conferir as Escrituras'. Nenhuma necessidade de 'gastar tempo e energia em pesquisa'. Apenas 'acredite todas as coisas que a Sociedade traz'. Você acha que é isso o que a Bíblia diz?

5. O plágio é mau?!

"O que você acha de alguém que rouba artigos de uma revista e os publica em outra revista? O que acha de quando anexa o nome dele como autor dos artigos roubados? O que você acha dele quando ele continua a fazer isso depois de ser pêgo e prometido parar? E choca-o ainda mais o fato de que ele afirma ser um ministro religioso?"
A Sentinela de 15 de Janeiro de 1954, pág.38

Esta é muito interessante! Esta citação vem de um artigo intitulado "Você Respeita Plagiaristas?", no qual a Sociedade levanta acusações de plágio contra um ministro de Nova Iorque. Isto é irônico uma vez que a Sociedade provou mais tarde que ela própria era plagiarista, tendo roubado um trabalho de arte de uma propaganda do uísque Johnny Walker Red Label. (Clique aqui para os detalhes, em Inglês).

A capa da Sentinela de 15 de Setembro de 1982 (edição Americana) é idêntica a uma arte usada para a propaganda do uísque Johnnie Walker Red Label (capa foi alterada nos volumes encadernados).

6. Apontavam com antecedência para o retorno de Cristo em 1914?!

"Porque, então, as nações não reconhecem e aceitam a aproximação deste clímax de julgamento? É porque elas não tem tomado a peito o anúncio em escala mundial do retorno de Cristo e sua segunda presença. Desde muito antes da Primeira Guerra Mundial as Testemunhas de Jeová apontaram para 1914 como sendo a época para este grande evento ocorrer."
A Sentinela de 1 de Novembro de 1952, pág.658

Aqui nós temos uma das mentiras prediletas da organização Torre de Vigia: a de que, antes de 1914, a Torre de Vigia havia apontado para aquele ano qual data do retorno e da "segunda presença" de Cristo. A Sociedade atualmente ensina que Cristo retornou invisivelmente em 1914, e ela quer desesperadamente que seus membros acreditem que a organização antecipou - de fato predisse - este suposto retorno. Contudo, nada poderia estar mais longe da verdade! A Sociedade ensinou originalmente que Jesus Cristo retornou invisivelmente em 1874, não em 1914 (E isto só após o fracassado retorno visível de Cristo em 1874, como aguardavam). Eles ensinaram o contrário do que a Sociedade hoje afirma não apenas "antes da Primeira Guerra Mundial", mas até bem depois dela, como pode ser visto pela citação da seguinte publicação de 1922. Antes da década de 1930, 1914 não foi ensinado pela Sociedade Torre de Vigia como data para o retorno de Cristo.

"A profecia bíblica mostra que o Senhor estava para aparecer pela segunda vez em 1874. Profecias bíblicas cumpridas mostram sem sombra de dúvida que ele de fato apareceu em 1874. Profecias cumpridas são muitas vezes chamadas de fatos físicos; e estes fatos são inegáveis."
A Sentinela de 1 de Novembro de 1922, pág.333

7. Apontavam com antecedência para o "tempo do fim" começar em 1914?!

"Já em 1879, os editores desta revista apontavam para o ano de 1914 como um ano marcado na profecia bíblica, como o ponto inicial do que a Bíblia chama de "tempo do fim""
Despertai de 8 de Outubro de 1972, pág.15

Similar ao caso 6 acima. A alegação aqui é de que "já em 1879" a Sociedade Torre de Vigia apontou para o ano de 1914 como o "ponto inicial" para o "tempo do fim". Novamente, examinando publicações da Sociedade daquela época descobre-se algo completamente diferente:

"Há duas datas importantes aqui que nós não devemos confundir, mas claramente diferenciar, a saber, o começo do "tempo do fim" e a "presença do Senhor". O "tempo do fim" engloba um período a partir de 1799 A.D, conforme indicado acima, até o tempo do completo desarraigamento do império de Satanás e do estabelecimento do reino do Messias. O tempo para a "presença do Senhor" data de 1874, conforme dito acima."
A Arpa de Deus, 1921, pág.231.

"Já em 1879"? Bem, a citação acima vem de uma publicação da Sociedade de 1921, e mostra que a Sociedade ainda estava na época ensinando que foi o ano de 1799 que marcou o começo do "tempo do fim" - não 1914.

8. A tradução do espírita Johannes Greber

Durante os anos de 1960 e 70, a Sociedade Torre de Vigia frequentemente citou de uma tradução da Bíblia de autoria de um sacerdote católico chamado Johannes Greber. Esta tradução foi usada inúmeras vezes, numa tentativa de mostrar apoio "erudito" à Tradução do Novo Mundo, a exótica tradução da Bíblia produzida pela Sociedade Torre de Vigia para uso das Testemunhas de Jeová.

Ocorre que Johannes Greber disse que o "mundo dos espíritos" o guiou na tradução da Bíblia dele. Greber usou um médium espírita para "transmitir" a ele a "correta" tradução. A Torre de Vigia afirma ser uma religião baseada na Bíblia, e portanto professa uma abominação desta prática. Portanto, quando começou a se tornar público, por ex-menbros, que a Sociedade estava usando uma tradução da Bíblia "espírita", as publicações da Sociedade Torre de Vigia pararam de apelar para esta tradução. Veja a seguinte declaração publicada em 1983:

"Por que, nos últimos anos, A Sentinela não tem feito uso da tradução feita pelo ex-sacerdote católico, Johannes Greber? Essa tradução foi usada ocasionalmente em apoio de versões de Mateus 27:52, 53, e de João 1:1, conforme vertidos na Tradução do Novo Mundo e em outras traduções conceituadas da Bíblia. Mas, como indicado no prefácio da edição de 1980 de O Novo Testamento (em inglês) de Johannes Greber, esse tradutor confiou no "Mundo Espiritual de Deus" para esclarecer-lhe como deveria traduzir passagens difíceis. Declara-se: "Sua esposa, médium do Mundo Espiritual de Deus, foi muitas vezes o meio usado para a transmissão de respostas corretas da parte dos Mensageiros de Deus para o pastor Greber." A Sentinela julgou impróprio fazer uso duma tradução que tem tal estreito vínculo com o espiritismo. (Deuteronômio 18:10-12)"
A Sentinela de 1 de Outubro de 1983, pág.31

Caso encerrado, certo? Concluiríamos que Sociedade descobriu, pelo prefácio da edição de 1980 da tradução de Johannes Greber do Novo Testamento, e teria parado de consultar esta tradução espírita, certo? Não exatamente! Infelizmente para a organização Torre de Vigia, ela já admitira o espiritismo de Greber quase 30 anos antes. Veja:

"Não nos surpreende que um certo Johannes Greber, um ex-sacerdote Católico, tem se tornado um espírita e que publicou o livro intitulado Comunicação Com o Mundo Espiritual, Suas Leis e Seu Propósito"
A Sentinela de 1 de Outubro de 1955, pág.603 (em Inglês).

"Johannes Greber diz na introdução de sua tradução do Novo Testamento, direitos de cópia em 1937: 'Eu próprio fui um sacerdote Católico, e... nunca realmente acreditei na possibilidade de comunicação com o mundo dos espíritos de Deus. Contudo, chegou o dia em que eu involuntariamente dei o primeiro passo na direção desta comunicação... Minhas experiências estão relatadas num livro que foi publicado tanto em Alemão como em Inglês e leva o título Comunicação Com o Mundo Espiritual, Suas Leis e Seu Propósito'... Greber esforça-se em fazer a leitura de seu Novo Testamento bem espiritista... Muito claramente os espíritos nos quais o ex-sacerdote acredita o ajudou em sua tradução".
A Sentinela de 15 de Fevereiro de 1956, pág.110 (em Inglês)

Sim, os líderes da Sociedade Torre de Vigia sabiam do espiritismo de Greber desde o lançamento da edição de 1937 de sua tradução da Bíblia. Ainda assim depositaram confiança no espiritismo dele para apoiar sua própria "tradução" da Bíblia por quase 30 anos, apesar de dizerem que abominam o espiritismo e que respeitam o que diz Deuteronômio 18:10-12. Aí tentaram se fazer de rogados, afirmando que foi a edição de 1980 da Bíblia de Greber que revelou a sua prática do espiritismo.

Para saber mais sobre a Sociedade Torre de Vigia e Johannes Greber, clique aqui.

9. Detém alguma organização o direito exclusivo de interpretação da Bíblia?

"Nenhuma criatura ou organização na Terra pode verdadeiramente presumir agir qual tribunal supremo de interpretação da Bíblia Sagrada".
A Sentinela de 1 de Julho de 1943, pág.202 (em Inglês)

Você acabou de ler a resposta da Sociedade Torre de Vigia às aspirações da Igreja Católica Romana. Mas o que dizer da "organização" Torre de Vigia?

"Sim, além de ter a iluminação do espírito de Deus, um Cristão precisa da organização teocrática de Deus para entender a Bíblia."
A Sentinela de 15 de Junho de 1951, pág.373 (em Inglês)

"Obviamente, a mera leitura da Bíblia por si próprio não é suficiente; precisamos de ajuda para entendê-la."
A Sentinela de 1 de Julho de 1957, pág.414 (em Inglês)

"A Bíblia é um livro de organização e pertence à congregação Cristã como organização, não à indivíduos, não importa quão sinceramente eles acreditem que possam interpretar a Bíblia. Por esta razão, a Bíblia não pode ser apropriadamente entendida sem a organização visível de Jeová em mente."
A Sentinela de 1 de Outubro de 1967, pág.587 (em Inglês)

"Apenas esta organização serve aos propósitos de Jeová e para o seu louvor. Apenas para ela a palavra sagrada de Deus, a Bíblia, não é um livro selado."
A Sentinela de 1 de Julho de 1973, pág.402 (em Inglês)

"Não há dúvida sobre isso. Todos nós precisamos de ajuda para entender a Bíblia, e não podemos encontrar a orientação bíblica de que precisamos fora da organização do “escravo fiel e discreto“."
A Sentinela de 15 de Agosto de 1981, pág.19

"Encaremos o fato de que não importa o quanto tenhamos lido a Bíblia, jamais teríamos aprendido a verdade por conta própria."
A Sentinela de 1 de Dezembro de 1990, pág.19

"Todos os que desejam entender a Bíblia devem reconhecer que a "grandemente diversificada sabedoria de Deus" só pode ser conhecida através do canal de comunicação de Jeová, o escravo fiel e discreto. - João 6:68."
A Sentinela de 1 de Outubro de 1994, pág.8

Sim, outro excelente exemplo da "verdade" do Corpo Governante da Sociedade Torre de Vigia. Algo adicionalmente interessante é a Sentinela de 15 de Agosto de 1981 (acima) onde se faz referência à "organização do “escravo fiel e discreto“" ao invés de "organização de Jeová" (compare com a Sentinela de 1 de Outubro de 1967, também acima). Afinal, de quem é a organização?

Em vista de todo o conjunto de mentiras e revisionismo histórico acima expostos, seria apropriado agora parafrasear a própria Sociedade conforme a citação no início deste artigo e que aparece no É Esta Vida Tudo o Que Há?, "sabendo disso, o que fará você, leitor?", e encerrar com duas citações de A Sentinela que são auto-explicativas e caem feito uma luva para a "mamãe":

Não se admite nesta língua a mentira, o engano ou a linguagem sinuosa. Aqueles que falam essa língua precisam sempre falar a verdade."
A Sentinela de 1 de Abril de 1991, pág.24, parágrafo 20

"A religião que ensina mentiras não pode ser verdadeira."
A Sentinela de 1 de Dezembro de 1991, pág.7



(este artigo é uma adaptação do original Lies My Mother Told Me encontrado aqui)


Notas:

1. As Testemunhas de Jeová são treinadas para ver a organização Torre de Vigia como a mãe delas, do mesmo modo como o são para ver a Deus como o pai delas. Elas são ensinadas que trata-se de uma exigência para se "andar na luz da verdade":

"Se havemos de andar na luz da verdade, nós devemos reconher não apenas Jeová Deus como nosso pai mas também Sua organização como a nossa mãe."
A Sentinela de 1 de Maio de 1957, pág.274 (em Inglês)

2. Os sublinhados são nossos.

3. Para uma consideração do que a Sociedade disse sobre a "Geração de 1914" click aqui.

4. As citações marcadas como "em Inglês" citam a data da publicação original em Inglês. Tenha em mente que até meados da década de 1980 as publicações em Português tinham datas diferentes das mesmas em Inglês; determinado artigo em Inglês só meses depois seria publicado em Português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário