RADIO IPB DE LIMOEIRO DO NORTE/CE

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


Enfrentando a Depressão


"Ao ouvi-la, Elias cobriu o rosto com a capa e, saindo, ficou à entrada da caverna. E veio uma voz que dizia: Elias, que fazes aqui? Ele respondeu: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os israelitas abandonaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e mataram os teus profetas pela espada; e fiquei eu, somente eu, e procuram tirar minha vida. Então o Senhor lhe disse: Vai, volta por onde vieste para o deserto de Damasco. Quando chegares lá, ungirás a Hazael rei sobre a Síria. E a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Isarel.

E a Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meloá, ungirás para ser profeta e, teu lugar. O que escapar da espada de Hazael, Jeú o matará; e o que escapar da espada de Jeú, Eliseu o matará. Mas deixarei sete mil em Israel: todos os joelhos que não se dobraram a Baal e toda boca que não o beijou. Elias partiu dali e encontrou Eliseu, filho de Safate, que arava com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a décima segunda. Elias se aproximou de Eliseu e lançou sua capa sobre ele. Então, deixando os bois, Eliseu correu até Elias e disse: Deixa-me beijar meu pai e minha mãe, e então te seguirei. Elias lhe respondeu: Vai e volta. O que fiz contigo? Ele voltou, pegou a junta de bois e os matou. E com o jugo dos bois cozinhou acarne e a deu ao povo, e eles comeram. Então, ele se levantou e passou a seguir Elia e a servi-lo"

(1º Reis 19.13-21)

Introdução:

Constantemente ouvimos alguém falar que viveu uma depressão em sua vida ou tem um parente que passou por tal situação ou um amigo(a). No relato, falam de como essa pessoa perdeu a vontade de viver, trancou-se no quarto, quando se comunicava com alguém, logo vinha o choro, falava que queria morrer ou que Deus o(a) levasse. Passar por momentos assim é difícil e requer cuidado. Vamos pensar e conversar um pouco sobre esse assunto e ver como o texto bíblico nos orienta. Mas, primeiro, precisamos saber um pouco, em síntese, o que é a depressão.

A Depressão é um Transtorno Afetivo (ou do Humor), caracterizada por uma alteração psíquica e orgânica global, com conseqüentes alterações na maneira de valorizar a realidade e a vida. Há três origens da depressão: genética, intra-psíquica e acontecimentos externos.

A genética não carece muito de explicação, pois vem do nosso histórico familiar, encontra-se na fita genética e surge em um momento da vida da pessoa. O intra-psíquico são as imaginações, pensamentos que mantemos, que fogem do real, pois são idealizações que fazemos e, quando não alcançadas ou vividas, tornam-se um fato só da pessoa, só está na cabeça dessa pessoa. Para ela é verdade, mas para os que estão em sua volta, torna-se questionável. O acontecimento externo é o alvo de nossa conversa, pois todos nós vivemos. Muitas pessoas passam por situações difíceis na vida, como por exemplo: perda do emprego, discussões em casa, separações, confrontos, doenças, mortes... essas situações e tantas outras levam o ser humano a um quadro depressivo. Existem dois tipos de depressão.

Depressão Típica

Sintomas afetivos, relacionados ao humor: pode haver angústia, acompanhada ou não de ansiedade, tristeza, desânimo, apatia, desinteresse e irritabilidade. Na esfera intelectual: certa preguiça do pensamento, tornando-o lento e trabalhoso, diminuição da memória, a qual pode falhar e confundir as coisas, dificuldade para resolver problemas antes considerados fáceis e tendência à pensamentos negativos ou pessimistas. Por causa desses pensamentos negativos surge insegurança e auto-estima diminuída. Fisicamente pode aparecer indisposição geral, apatia, sensação de peso ou pressão na cabeça, e zonzeira . Não é raro uma queixa de "bolo na garganta", como uma coisa que não sobe nem desce. É comum também impotência sexual ou frigidez, devido ao desinteresse ou mesmo a falta de energia para o sexo.

Depressão Atípica

Sem que a pessoa se perceba deprimida e sem a grande maioria das queixas contidas na Depressão Típica. Algumas pessoas acreditam ser obrigatório um motivo de vida (existencial) para aparecer a Depressão. Quando não detectam um motivo justo para sua Depressão, acabam achando impossível manifestar um sentimento depressivo. Por uma questão biológica e natural, normalmente as emoções não obedecem cegamente a razão e, apesar de sabermos racionalmente não haver motivos suficientes para nossa Depressão, esta alteração afetiva acaba aparecendo mascaradamente e com sintomas diferentes da Depressão Típica. Tais sintomas não deixam de representar um sinal de alerta sobre uma eminente falência psíquica (ou esgotamento, como gostam de dizer). Estima-se que 17% das pessoas adultas sofram de uma doença depressiva em algum período da vida.

Depois desse breve relato sobre depressão, sem nos atermos com os casos mais graves, pois carecem de orientação profissional, podemos olhar para a depressão situacional, com os acontecimentos externos e focarmos nela. Caso você passe por um caso mais grave, minha orientação é que você procure um psiquiatra e conte o seu caso. A intenção desse texto é verificarmos, brevemente, como o profeta Elias, um homem de Deus, enfrentou a sua depressão e recebeu o remédio que o tirou desse quadro.

No texto que vamos meditar, acreditamos que o profeta Elias sofreu um quadro depressivo, pois o relato nos leva a pensar dessa forma. Vejamos:

Explicação:

O profeta Elias entrou no reino do norte sob o governo do rei Acabe, filho de Onri. Influenciado pela esposa, a rainha Jezabel, que havia oficializado em Israel o culto às divindades de Baal, enguendo, inclusive, um santuário real para ele em Samaria (1Rs 16.32). O texto de 1Rs 19 é antecedido pelo julgamento dos profetas de Baal no monte Carmelo, que encerra com a matança dos mesmos. Depois da perseguição, Elias foge rumo ao sul, atravessa o reino de Judá e entra no deserto.

Elias faz uma longa caminha e vai para o monte Horebe, monte onde Moisés encontro-se com Deus. Foi neste lugar que se estabeleceu a aliança entre Javé e o seu povo. É para esse mesmo lugar que Elias vai ao encontro de Deus. Ele volta às origens, com esperança para o desabafo e encontrar respostas para as suas dúvidas. Ali entra numa caverna e Deus lhe dirige uma pergunta: "Que fazes aqui Elias? (19.9). Deus sabe do que Elias necessita, mas Deus pergunta para fazer Elias desabafar.

O profeta Elias experimenta Deus de uma forma muito próxima e íntima através do diálogo. Elias fala do seu zelo a Deus, da sua frustação em relação aos filhos de Israel, que abandonaram a aliança e derrubaram os altares, dos profetas que foram mortos, e ele ficou só, e, ainda, procuram tirar a sua vida. Ele fala do seu medo e da sua dor.

Chega um momento que só há silêncio e, quando nada mais se faz audível, a voz de Javé se faz ouvir. A majestade de Deus se mostra nas coisas pequenas e fracas, como a brisa suave e tranquila. Elias ouve Deus, envolve o seu rosto no manto, cria coragem e coloca-se na entrada da caverna, para onde foi. Aquele local era seu refúgio seguro, distante de todos, escondido, protegido dos ataques. Ali ele pôde dormir o tempo que quisesse, ficou só, não queria saber de ninguém, não queria comer... Mas, Deus o procura, fala com ele e mostra um caminho a seguir.

Nós somos cristãos e sabemos como Deus agiu em nossas vidas, mas, as situações da vida nos afligem. Por isso, nos fechamos em nossos medos e recuamos muitas vezes, mas Deus diz para sair da caverna e:

Tema: "Enfrentar a Depressão"

No enfrentamento da depressão, por questões externas acontecidas e que mexeram com o nosso psíquico, a primeira coisa que o texto nos orienta é para:

Assumir sua condição

Depois que Elias vive sua dor, suas frustrações, dorme, é alimentado pelos corvos, foi fortalecido no seu físico, ele toma uma atitude e coloca-se na entrada da caverna. Deus aparece para Elias, em um vento suave e tranqüilo, não com agitação e tormenta, mas, de forma simples e calma, sua voz surge serena. A pergunta que Deus faz aparesse duas vezes (repetida) 19.9; 19.13b: Elias, que fazes aqui?

O profeta lamenta-se diante de Deus, porém, assume sua missão: sai dali e unge Hazael, Jeú e Eliseu. Deus promove o juízo na nação. Mas, quem cumpre a função é o profeta. A tarefa é dele e precisa sair daquela condição para cumprir seu ofício.

Assumir a condição é extremamente importante. Recuar só no caso de refazer as forças para depois avançar. Aristóteles sugere isto aos generais gregos, pois a estratégia militar da época era somente avançar e nunca recuar. Aristóteles questiona essa estratégia e argumenta se não devem recuar para dar descanso aos guerreiros e rever o avanço, se precisarão de reforço e, somente depois disso, avançar para vencer.

No novo Testamento, o escritor aos Hebreus, no capítulo 10, versículos de 37 a 39, fala o seguinte: "Pois aquele que vem, virá dentro em breve e não tardará. Mas o meu justo viverá da fé. Se recuar, a minha alma não se agradará dele. Nós, porém, não somos dos que recuam para a destruição, mas sim dos que crêem para a preservação da vida". Observe que o autor fala do recuo para a perdição e não do estratégico para avançar com força e estrutura. Acreditamos que Deus nos dá condição de refazer as forçar, mas, seguir no propósito de cumprir nossas tarefas diárias.

Elias assume sua condição de profeta de Deus e sai da caverna. Unge Eliseu como seu sucessor (19-21). Lança o manto sobre Eliseu. Ele assume sua nova condição (de lavrador passa a ser profeta). Eliseu pede para se despedir dos pais e Elias diz: "Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo".

Torna-se importante para sua vida a não desistência. Enfrente sua dor, peça para Deus refazer suas forças, dar condições para você cumprir suas tarefas e retomar sua vida.

Depois de retomar a vida e assumir nossa condição, também precisamos:

Olhar sob nova perspectiva

A conversa com Deus traz mudança para Elias. Além de conceder um sucessor, Eliseu, separa mais dois reis e fecha o cerco. Elias achava que ia morrer, mas Deus mostra que isso é fruto do seu pensamento, embora tivesse uma ameaça de Jezabel dizendo que ele iria morrer. Porém, Deus é quem protege e faz o cerco de proteção e não permite que a ameaça de Jezabel se cumpra.

Além de mostrar outra visão para Elias, provando que não era o momento de sua morte, Deus diz que há sete mil joelhos que não se dobraram a Baal. O número sete tem o sentido de totalidade. Deus mostra para Elias que sua percepção estava equivocada. Ele não era o único, não estava sozinho. Isso era fruto do seu pensamento, não retratava a realidade dos fatos. O cerco está montado e Elias não estava sozinho como pensou.

A mudança do olhar consola e anima. Olhar na visão de Deus faz a diferença. Olhar sob nova perspectiva é fundamental. Elias pensava que ia morrer e que a batalha estava perdida, mas Deus é o general que não perde nenhuma batalha. Deus muda esta visão.

Devemos olhar sob nova perspectiva, com o olhar de Deus. O que você tem feito: olhado com os seus olhos ou olhado sob nova perspectiva?

Sai e vai para a vida

Deus chama e coloca em movimento. Quando Elias vai para caverna buscar um pouco de alívio, depois de falar com Deus, coloca-se em movimento novamente

Elias cumpre sua missão até o fim e unge um sucessor (depois de acompanhá-lo e treiná-lo): profetiza contra a nação injusta e corrupta, fala de seca e depois ora pra chover, desafia os profetas de Baal e testemunha o poder de Javé, envolve-se por inteiro na missão que Deus colocou em suas mãos

Eliseu faz a mesma coisa: de trabalhador da terra, assume sua nova missão de profeta, deixa tudo, se despede da família e vai cumprir a missão para qual Deus o vocacionou. Ele aceita o seu manto (esta ação significa tomar posse e adquirir um direito. Esse gesto é uma espécie de investidura para o ministério profético)

Temos que sair em busca daquilo que Deus tem para nós. Colocar-se em movimento e sair da caverna trazem benefícios para a vida. Precisamos viver! A vida é linda e cheia de atrativos, com vários afazeres e muita beleza.

Uma boa alternativa para o enfrentamento da depressão é a prática de esportes, pois estimula a produção de serotonina e dopamina. Esses dois hormônios nos tiram da depressão. Você sabia que alguns antidepressivos são recapitadores de serotonina? Pois é, você pode adquirir uma produção maior pelo seu próprio cérebro fazendo exercícios. Por isso, torna-se importante fazer o que você gosta: natação, caminhada, bicicleta, futebol, tênis, peteca... pense nisso!

No Novo Testamento o apóstolo Paulo aconselha seu filho na fé, Timóteo. Ele instrui a Timóteo a permanecer firme e cumprir a missão com esmero (1Tm 1.18-19; 4.14-16). Há um incentivo para o jovem cumprir a missão. Para cumprir a missão ou tarefas da vida, precisamos sair do quarto (caverna), comer, ir pra rua, pro trabalho, conversar com os amigos, ir para a igreja, louvar ao Senhor e seguir enfrente.

Conclusão

Você quer sair da depressão? Pratique a Palavra de Deus e viva os ensinamentos que Ela traz: assuma sua condição e encare os problemas de frente; olhe sob nova perspectiva e saia para vida, com a bênção de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário