RADIO IPB DE LIMOEIRO DO NORTE/CE

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

VERDADES QUE TODO PECADOR PRECISA SABER PARA NÃO PERECER NO FOGO DO INFERNO

Pr. Dorisvan Cunha

1. DE DEUS, O ETERNO
Há um só Deus vivo e verdadeiro, o qual é infinito em seu ser e perfeições, Criador do Universo e de tudo o que nele existe. Ele é absolutamente santo, justo e bom.

2. DA LEI DE DEUS
Deus tem uma Lei que também é Santa, Justa e Boa a qual é o seu padrão de moral e de conduta. Esta Lei está resumida em 10 mandamentos (Ex 20); Deus exige que todos obedeçam esse padrão, caso contrário estarão reprovados diante Dele no juízo. .

3. DA MINHA FALÊNCIA
O meu e o seu problema, pecador, é que nós, em Adão, violamos o padrão de Deus e somos culpados diante Dele. Isso, de tal forma que hoje, no século XXI, não temos capacidade de satisfazer totalmente a Deus em tudo o que ele exige de nós, posto que qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. (Tiago 2.10). Aqui está a nossa divisão interior e nossa queda. Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?

4. DA ABSOLUTA NECESSIDADE DO MEDIADOR
O ponto 4 me prova que Deus só se satisfaz com uma justiça perfeita, sem a qual estarei condenado para sempre ao fogo do inferno. Devo, portanto, tomar consciência de que eu não possuo tal justiça para apresentar diante Dele, por isso preciso urgentemente e desesperadamente de alguém que a tenha e que satisfaça a Deus totalmente em meu lugar, caso contrário morrerei prisioneiro do pecado e serei lançado no mais profundo abismo.

5. DA INCAPACIDADE DE TODOS OS HOMENS
Para aumentar meu desespero, ou para minha consolação momentânea (depende do ponto de vista) devo também tomar conhecimento de que Jamais encontrarei entre os filhos dos homens, de toda a história humana, alguém que tenha tal justiça para me ajudar diante de Deus no dia do juízo, posto que não há nenhum justo, nenhum sequer, uma vez que todos pecaram e estão alienados do Deus Eterno para sempre (Rm 3. 9-10).

6. DO ETERNO AMOR DE DEUS
A Verdade do Evangelho para o homem do século XXI é que você não precisa mais viver desesperado e com medo das chamas eternas. A justiça que você procura já se manifestou através da pregação do EVANGELHO (Rm 3.21). O que aconteceu é que Deus, Sendo rico em Misericórdia, por causa do grande amor com que me amou, sabedor de nossa incompetência e incapacidade em cumprir toda a sua Lei, satisfazendo, assim, suas exigências, enviou seu Amado Filho Jesus Cristo, A Esperança das Esperanças, o Sol nascente das alturas, para viver uma vida perfeita (que eu nunca vivi) e para morrer condenado no monte da Caveira no meu lugar (posto que o mereço por ser pecador é a morte) (Ef 2; Rm 3). Esta é a Verdade do Evangelho.

7. DA JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ
Quando cremos nesta verdade, hoje, no século XXI, Deus coloca na conta de Jesus todas as nossas transgressões, nossos pecados, nossa rebelião original e nossas deformidades de alma e de caráter; e, além disso, Ele deposita em nossa conta a justiça perfeita e santa do Cristo da Cruz, garantindo-nos que, de agora em diante, por causa da vida perfeita e da morte cruel do seu Filho, nós estamos justificados e totalmente livres da maldição e da condenação da Lei que estava sobre nós.

8. DO RESULTADO
Quem Creu nesta verdade abraçou A VERDADE DO EVANGELHO. E quem abraça o Evangelho deve tomar conhecimento de que, agora, no século XXI, pode viver sem o peso eterno da condenação, posto que tal peso acabou para sempre, na CRUZ DE CRISTO. Portanto, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da culpa do pecado e da morte para sempre (Rm 8.1-2).

9. DA PERSEVERANÇA DOS SANTOS
Finalmente, eu tenho que crer que Deus não corre o risco de deixar de me amar. Paulo afirmou com precisão em Romanos 8.30-39: “aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem se atreve a nos acusar, a nós que Deus escolheu para sermos dele? Será que Deus fará isso? Nunca! Foi Ele quem nos perdoou e nos deu o direito de ficar com Ele. Quem nos condenará, então? Cristo? Não! Foi Ele quem morreu por nós e voltou à vida por nossa causa, e agora está sentado no lugar de maior honra junto a Deus, rogando por nós lá no céu.- Quem, então, pode jamais ocultar de nós o amor de Cristo? Quando estamos em aflição ou em desventura, quando somos perseguidos de morte ou destruídos, será que isso acontece por que Ele não mais nos ama? E se tivermos fome, ou ficarmos, sem dinheiro, ou passarmos por perigos, ou formos ameaçados de morte, será pois que Deus nos desamparou? Não, pois as Escrituras nos dizem que por sua causa precisamos estar prontos a enfrentar a morte a qualquer momento do dia - somos como ovelhas, prontas a ser abatidas no matadouro. Mas apesar de tudo isso, temos uma vitória esmagadora por meio de Cristo, que nos amou a ponto de morrer por nós. Estou convencido de que nada poderá jamais nos separar do seu Amor. A morte não o pode, nem tampouco a vida. Os anjos não o poderão, e todas as forças do inferno não poderão afastar de nós o amor de Deus. Nossos temores pelo dia de hoje, nossas preocupações sobre o dia de amanhã, ou o lugar onde estivermos - bem alto no céu, ou nas profundezas do mar - nada, jamais, será capaz de separar-nos do amor de Deus demonstrado pelo nosso Senhor Jesus Cristo quando morreu por nós”.

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ephesians 2.8-9).
ESTA É A VERDADE DO EVANGELHO!
CREIA! JÁ ESTÁ TUDO CONSUMADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário